Manana – Uanhenga Xitu
10,625.00Kz
Título: Manana
Autor: Uanhenga Xitu
Editora: Mayemba
Idioma: Português
Gênero: Romance
Números Páginas: 140
- Descrição
- Avaliações (0)
Descrição
Manana
Manana || Editora Mayamba
O livro Manana dá-nos um quadro exemplar da situação do assimilado antes do processo de consciencialização por que passou o intelectual angolano no fim dos anos 40 e no princípio da década de 50 do século XX colonial.
Sobrevivência com tudo o que isso implicava de conformismo, de aceitação do estatuto de colonizado, é, nesseperíodo, o alvo do assimilado incapaz de atender às contradições das estruturas em que se insere e dá ao seu esforço uma dimensão libertadora.
O assimilado, nessa fase, pensa que as soluções são individuais, possíveis de alcançar-se à custa de tudo e de todos. A manha, a ladinice, a esperteza são as armas ilusórias desse pícaro que acaba por ser vítima da sua inserção incorrecta na realidade.
Manha, ladinice, esperteza ajudam a definir a atitude do narrador-protagonista perante a vida. Pícaros, anti-herói caracterizam Felito Bata da Silva. O protagonista, na sucessão interminável de patranhas que é o seu quotidiano de marido infiel, de pequeno D. Juan trapaceiro.
Felito não está interessado em mudar o mundo: aceita ou antes para sobreviver, para se mover na enganadora liberdade por que optou, finge aceitar as estruturas sociais vigentes é um conformista, e com o seu conformismo consegue a consideração dos velhos, dos representantes do mundo tradicional, também eles vítimas da alienação que o colonialismo a todos estende. Manana é uma crítica ao sistema colonial-fascista que asfixiava o povo angolano.
Seja o primeiro a avaliar “Manana – Uanhenga Xitu”
Tem de iniciar sessão para enviar uma avaliação.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.