Angola – Marcolino Mocco
12,000.00Kz
Título: Angola – Estado-Nação ou Estado-Etinia Política?
Autor: Marcolino Mocco
Editora: Marmoco Criações
Idioma: Português
Género: Política
Números Páginas: 232
- Descrição
- Avaliações (0)
Descrição
Angola Marcolino Mocco
Angola Marcolino Mocco
ESTADO-NAÇÃO OU ESTADO-ETNIA POLÍTICA?
Para alguns, a “ousadia” de colocar o problema do estado e da reformulação da sua estrutura num contexto das relações “inter-étnicas” presentes no espaço geográfico do estado angolano e acentuando o seu carácter “multiétnico” pode apresentar-se como caminho perigoso e gravemente atentatório contra a “deusa unidade nacional”(pg.198).
«Descansem os guardiões da “deusa”. M.Moco não pretende “beliscar” a “unidade nacional” nem fragmentar a unidade política. Muito menos intenta retornar ao ponto de evolução história dos povos pré-coloniais no momento –
em que ela foi interrompida pela instrusão colonial.
Para ele, a colonização não foi uma espécie de ” congelador social” do passado histórico das sociedades africanas, que o ” cristalizou” (mas que, por isso, também o preservou) e que, agora, seria possível resgatá-lo e retomar a marcha da sua evolução no ponto exacto em que ela foi interrompida!
Por muito estranho que pareça, trata-se de assumir o período colonial como parte integrante duma história comum que forçou relacionamentos, criou novos espaços políticos,definiu novas realidades e que, embora por oposição, forjou novas identidades (por aglutinação das pré-existentes) que não podem ser ignoradas.
«Não se trata de voltar ao passado, mas de assumir um futuro de modernidade bem assente nas realidades do presente.»
ALBERTO SANTOS, in Prefácio
Seja o primeiro a avaliar “Angola – Marcolino Mocco”
Tem de iniciar sessão para enviar uma avaliação.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.